Tratamento de Água e de Águas Residuais

TECNOLOGIA COM GASES INDUSTRIAIS PARA O TRATAMENTO DE ÁGUAS

Não desperdiçamos água. Renovamo-la.

Desenvolvemos sistemas personalizados para ajudar a indústria e municípios a alcançar os seus objectivos de gestão de águas residuais. Trabalhamos de forma directa com os nossos clientes para oferecer métodos de tratamento do princípio ao fim, desde a avaliação das necessidades e estratégia de operação até ao projecto de equipamentos, instalação e fornecimento industrial. Oferecemos uma vasta gama de aplicações que tratam e reutilizam as águas de processos, aproveitando ao máximo a capacidade de tratamento, melhorando a segurança e reduzindo custos.

Mas na Praxair fazemos mais do que oferecer soluções para o tratamento de águas. Uma vez em marcha, acompanhamos os nossos clientes com serviços de seguimento e assessoramento para que a aplicação seja a mais eficiente durante todo o seu percurso, optimizando o processo perante qualquer alteração das condições de projecto. 

GASES INDUSTRIAIS PARA O TRATAMENTO DE ÁGUA E DE ÁGUAS RESIDUAIS

Oxigénio Oxigénio Oxigénio

A diferença fundamental do oxigénio frente ao ar é a velocidade a que é transferido para o meio, o que permite tratar altas cargas de contaminantes num volume mínimo.

  • Tratamentos biológicos em geral

  • Reforço da oxigenação sazonal

  • Eliminação de odores e COV

  • Redução de espumas

  • Eliminação avançada de azoto

  • Selectores efectivos para a prevenção de filamentosas

  • Produção de Ozono

 

Dióxido de Carbono Dióxido de Carbono Dióxido de Carbono

É uma alternativa aos ácidos utilizados tradicionalmente para neutralizar águas alcalinas. As suas principais vantagens são a segurança e o efeito tampão.

  • Neutralização do pH para efluentes alcalinos

  • Remineralização  para água potável e desalinização

  • Prevenção de incrustações em circuitos de água

Ozono Ozono Ozono

O Ozono é um gás que se produz a partir do oxigénio num sistema de ozonização. É o oxidante mais forte disponível numa escala industrial. A sua utilização é muito difundida no tratamento de águas.

  • Redução de lamas produzidas

  • Eliminação de matéria no biodegradável

  • Eliminação de cor

  • Desinfeção

Tratamentos biológicos (lamas activadas, SBR, MBR, MBBR, DN,…)

Especialmente eficiente nos processos com alta carga, alta temperatura e/ou elevada concentração de sólidos suspensos no licor misturado.

Reforço da oxigenação sazonal

Para efluentes industriais sazonais permite utilizar tanques projectados para caudais médios anuais nas épocas de campanha (picos sazonais).

Eliminação de odores, COV e ruidos

Evita problemas de odores em zonas anaeróbias com alta carga. Deve-se prevenir o burbulhamento para evitar o stripping dos COV. Especial zonas urbanas.

Redução de espumas e bul king filamentoso

Redução do burbulhamento e teor de oxigénio facilmente alcancável.

Eliminação avançada do Azoto

Ciclos óxicos e anóxicos num único reactor, amónio não limitante. Actualização de depuradoras para alcançar novos requerimentos de azoto com estudos prévios.

Selectores efectivos para prevenção de filamentosas

Consegue fornecer todo o oxigénio necessário para a selecção da biomassa floculante.

Produção de Ozono

O oxigénio é o gás precursor para a produção do gás ozono.

Neutralização do pH para efluentes alcalinos

O CO2  é uma importante alternativa aos ácidos por ser um composto seguro, inerte, fácil de manusear. Alcança pH neutros rapidamente, sem alterar as características da água aumentando a sua salinidade com resíduos (Al, S, Cl). 

Remineralização para água potável e desalinização

Desenvolvemos a tecnología para preservar este recurso tão importante. Só em  2015 ajudamos a fornecer água potável a 25 milhões de pessoas em todo o mundo.

Prevenção de incrustações em circuitos de água

Prevenir as incrustações em maquinaria e tubagens permite economizar custos elevados de manutenção e substituição.

Redução de lamas produzidas

A estabilização directa da lama permite reduzir a quantidade de sólidos produzidos e a sua gestão.

Eliminação de matéria não biodegradável

Como processo terciário, permite aumentar a capacidade de eliminação de CQO,  podendo reduzir o custo de descarga na rede ou inclusivé fazer a descarga directamente em meio hídrico.

Eliminação da cor

Como processo terciário, para aumentar a capacidade.

Desinfecção

Inactivação ou destruição de elementos patógenos para evitar a propagação de doenças transmissíveis pela água.

AQSCAN

Monitorização, automatização online e controlo remoto inteligente em ETAR mediante registos e sensores de qualquer variável da central (online e offline) e sinais da webcam, aplicando algoritmos avançados para o acompanhamento, otimização e controlo de processo e de custos de operação.

AQSIM

Simuladores matemáticos que reproduzem a estação de tratamento real e permitem explorar diferentes cenários reais ou futuros (hipotéticos) obtendo uma precisão na estimativa dos parâmetros de processo e reduzindo os prazos de colocação em funcionamento, devido à segurança do processo e ao ajuste de parâmetros — o que conduz a uma qualidade ideal da descarga e minimiza os custos de exploração.

AQLAB

Realização de análises de controlo de parâmetros de lançamento e interpretação de resultados mediante relatórios detalhados, ensaios de biodegradabilidade e respirometria, prevenção e soluções para o temido bulking filamentoso. Experimentação por medida e personalizada em centrais piloto.

AQEXPRESS

Serviço de fornecimento urgente de oxigénio para problemas pontuais e temporários da ETAR com capacidade de até 6 TnO2/d para complementar ou substituir os sistemas de aeração existentes e permitindo multiplicar até 5 vezes a velocidade de transferência de oxigénio (inclui AQSCAN).

AQSOLFIT

Aconselhamento e realização de desenhos de engenharia para reformar e adequar a ETAR ao menor CAPEX e OPEX. Uma equipa com vasta experiência em design, direção de obras, e colocação em funcionamento de estações de tratamento disponibiliza-se para realizar projetos de engenharia.

BIONITROX

Eliminação de até 25% de amoníaco total da estação do tratamento em apenas 1% do seu caudal total, proveniente da linha de retorno da drenagem dos lodos digeridos, aumentando a capacidade de nitrificação/desnitrificação, e reduzindo odores e custos de operação.

ADOX

De acordo com uma legislação cada vez mais restritiva, potenciámos a eliminação de compostos não biodegradáveis através do uso do ozono como oxidante, evitando a criação de sólidos, prevenindo a criação de odores e aerossóis, e aumentado a biodegradabilidade da matéria orgânica tanto em estações de tratamento de água potável como em estações de tratamento de água residuais industriais (reutilização da água).