VIDRO

Tecnologia e fornecimento de gás industrial para a indústria do vidro

Fabricar vidro claramente mais limpo

O fabrico do vidro tem mais de 5000 anos mas, há duas décadas atrás, a Praxair fez grandes progressos no sentido de preparar esta antiga arte para o séc. XXI. Com a nossa gama completa de equipamento, tecnologias e gases industriais, convertemos, com sucesso, o primeiro forno de vidro para recipientes num queimador de oxi-combustível. Este desenvolvimento representou boas notícias, não apenas para os nossos clientes, mas também para o planeta. A fusão de oxi-combustível melhora a qualidade do vidro e ajuda-o a poupar dinheiro ao queimar menos combustível com mais eficiência. Reduz também drasticamente as emissões de NOx para ajudá-lo a cumprir os actuais requisitos regulamentares. O nosso queimador permite-lhe produzir um vidro tão transparente e eficiente que levou séculos para ser possível.

Gases industriais para fabrico, produção e fornos de vidro

Oxigénio Oxigénio Oxigénio

Como gás industrial com capacidade para melhorar a produtividade, o oxigénio é utilizado para aperfeiçoar a combustão em fornos de vidro, reduzir as emissões de NOx e melhorar a qualidade.

Azoto Azoto Azoto

Durante o fabrico, o azoto é utilizado na inertização do vidro. Este processo evita a oxidação e permite o arrefecimento do forno

Hidrogénio Hidrogénio Hidrogénio

No fabrico de vidro flotado, o nosso hidrogénio é utilizado, juntamente com outros gases industriais, para reduzir a atmosfera do banho de estanho, de modo a evitar a oxidação.

Hélio Hélio Hélio

O hélio é utilizado para que os revestimentos cumpram os requisitos de elevada qualidade da indústria. Os revestimentos podem reduzir os defeitos do produto e ajudar a prolongar a durabilidade do seu equipamento.

Aplicações industriais para fabrico, produção e processamento de vidro

Oxygen Enhanced Combustion Glass

Combustão Melhorada com Oxigénio

A nossa tecnologia de Combustão de Oxigénio Diluído («Dilute Oxygen Combustion – DOC») para fusão de vidro baseia-se na injeção de combustível e oxigénio através de portas separadas no queimador. Esta aplicação industrial elimina a maioria do azoto no ar de combustão e pode ajudá-lo a reduzir as emissões de NOx em até 90%, poupar nos custos de combustível e melhorar a produtividade.

OptiMelt

Praxair OPTIMELT™

Trata-se de um sistema inovador comercialmente comprovado que recupera a energia armazenada nos regeneradores para o pré-aquecimento do combustível e que reage endotermicamente com CO2 e H2O recirculados dos fumos. O resultado é a transformação do combustível no gás de síntese quente, que proporciona uma redução global do consumo de combustível no forno de fusão de vidro de 20% em comparação com um forno 100% oxigénio ou 30% no caso de se tratar de um forno de ar tradicional.

Produtos industriais para fabrico, produção e fornos de vidro

DOC Wide Flame Burner

DOC – Queimador de Chama Larga

Este queimador de oxi-combustível permite uma cobertura de chama larga, emissões reduzidas de NOx e baixa manutenção. Com menor força propulsora e luminosidade de chama elevada, optimiza a transferência de calor durante o processo de fusão e evita pontos quentes.

DOC JL burner

DOC – Queimador JL

Ideal para a cobertura de grandes áreas, o queimador DOC-JL baseia-se na nossa inovadora tecnologia de Combustão de Oxigénio Diluído e permite a redução de emissões do forno de vidro.

DOC Forehearth Burner

DOC – Queimador com Receptáculo Dianteiro

Concebido para permitir poupanças substanciais de combustível nos receptáculos dianteiros dos fornos de fusão de vidro, o nosso queimador com receptáculo dianteiro melhora significativamente a uniformização da temperatura de fusão do vidro.

Serviços industriais para fabrico, produção e fornos de vidro

Não nos limitamos ao fornecimento de produtos, aplicações e gases industriais para a indústria do vidro. Iremos ajudá-lo a optimizar todos os passos do seu processo. Desde consultoria a implementação e utilização, oferecemos uma gama de serviços que o ajudam a gerir o seu fornecimento de gás e a proteger as suas máquinas, de modo a tornar o seu negócio efetivamente mais produtivo.