Estudo De Caso - Refinaria

ESTUDO DE CASO - REFINARIA

Descobrir novas oportunidades

No seu sistema de refinação e marketing, a Valero fornece combustível e outros produtos que melhoram a vida das pessoas. A Valero opera 15 refinarias e 10 unidades de etanol, desde as costas Oeste e do Golfo dos EUA até ao Canadá e Reino Unido e, com as suas subsidiárias, a Valero é a maior refinaria e negociante independente de petróleo do mundo. Quando a Valero decidiu construir dois novos hidrocraqueadores, contactou a Praxair, parceiro de longa data, para a ajudar a concluir um novo projecto ambicioso e inovador.

A história de duas condutas

Os dois novos hidrocraqueadores da Valero irão cindir as moléculas de hidrocarbonetos para produzir mais combustível e gasolina refinados. Localizados nas refinarias de Port Arthur, Texas, e St. Charles Parish, Louisiana, os novos hidrocraqueadores da Valero transformam petróleo bruto refinado em produtos de elevada qualidade, até 128% da capacidade do produto. A operação destas unidades requer um amplo e consistente fornecimento de hidrogénio: até 3.398.000 metros cúbicos por dia de hidrogénio e cerca de 181.400 quilos por hora de vapor. O desafio consistia no fornecimento. A Valero podia construir as suas próprias instalações ou podia trabalhar com uma empresa de gás industrial como a Praxair. 

Ao optar pela parceria com a Praxair, a Valero conseguiu várias vantagens para as suas novas unidades. A chave para o sucesso destes novos hidrocraqueadores reside numa fonte fiável de hidrogénio. Com décadas de experiência e inovação, a Praxair é capaz de proporcionar um fornecimento muito mais fiável de hidrogénio, com um amplo sistema de condutas de hidrogénio, assim como com uma caverna de armazenamento de hidrogénio com capacidade para 56.630.000 metros cúbicos. Na Louisiana, estamos a instalar uma conduta adicional com cerca de 80 km, ligando a nova unidade de hidrogénio de St. Charles ao complexo de Geismar, na Louisiana. 

Como parte do trabalho para garantir o fornecimento de hidrogénio para os novos hidrocraqueadores da Valero, de 50.000 barris por dia, iremos construir, operar e manter um Reformador de Metano a Vapor em cada local da Valero. Estes Reformadores de Metano a Vapor são os maiores que a Praxair construiu até à data, cada um com uma capacidade de 3.823.000 metros cúbicos de hidrogénio por dia. E estes reformadores não fornecerão apenas o hidrogénio necessário – cada um deles irá gerar o dobro da quantidade de vapor gerado pelas concepções anteriores, a partir de uma caldeira auxiliar totalmente integrada. 

Novas instalações, novas oportunidades

Cada um destes locais representa instalações totalmente novas. E, embora os projectos desta envergadura e complexidade sejam normalmente enquadrados num plano de 28 meses, estamos a tentar concluir cada projecto em cerca de 20 meses. Para cumprir este ambicioso plano, contamos com parceiros especializados, como a S&B, uma empresa de engenharia e construção, e a Uhde, um parceiro tecnológico.

Para além de ajudar a Valero a produzir eficientemente combustível de combustão limpa, as nossas novas instalações irão ajudar-nos a fornecer hidrogénio aos clientes na costa do golfo e na parte inferior do corredor do Rio Mississippi e a criar oportunidades de emprego e trabalho de subcontratação nos próximos anos.